terça-feira, 23 de junho de 2026

São João da cultura popular do Galeão começa hoe

 


A comunidade do Galeão se prepara para viver mais um momento especial dentro dos festejos juninos com a realização do São João da Cultura Polular, nos dias 23, 24 e 25 de junho. A programação destaca a riqueza das manifestações populares locais, promovendo o encontro entre tradição, identidade cultural e participação comunitária em uma grande celebração das raízes do povo galeonense.

Os cortejos contarão com a participação dos grupos Baianas de Galeão, Samba de Roda, Samba Junino, Zambiapunga, Bumba Meu Boi e Baianinhas do Quilombo, que levarão música, dança, cores e alegria pelas ruas da localidade. Na terça (23) e quarta-feira (24), a concentração acontecerá na Orla do Galeão, a partir das 15h30, reunindo moradores e visitantes para acompanhar os desfiles culturais e apresentações tradicionais.

A programação seguirá na quinta-feira (25), com a 3ª Lavagem do Beco de Santana, um dos momentos mais simbólicos da festa. A concentração ocorrerá na Rua do Beco de Santana, a partir das 10h, em um ato que mistura cultura e folia junina, finalizando com as atrações musicais Beto Amazonas
e Us Mininu de Ontem.

O São João da Cultura Popular do Galeão é uma realização da comunidade, que reafirma o compromisso com a preservação das tradições populares, fortalecendo a identidade cultural e mantendo viva a história local, com os apoios da Prefeitura de Cairu, através da Secretaria da Cultura, e do São João da Bahia 2026 do Governo do Estado.



segunda-feira, 22 de junho de 2026

Prefeitura de Valença e IF Baiano desenvolvem plataforma digital para impulsionar o turismo local

 


A Prefeitura de Valença, através da Secretaria de Turismo, estabeleceu uma parceria estratégica com o Instituto Federal Baiano (IF Baiano) para o desenvolvimento de uma nova plataforma tecnológica voltada ao fortalecimento do turismo no município. A ferramenta inovadora foi construída por estudantes da instituição por meio do “Bolsa Futuro Digital”, um programa do Governo Federal voltado à formação tecnológica de jovens. O sistema mapeia de forma interativa as principais potencialidades da região, incluindo os pontos turísticos mais visitados, as belezas naturais e a rica gastronomia local, funcionando como um guia moderno para atrair e orientar os visitantes.

A construção do projeto contou com o suporte direto da Secretaria de Turismo para o mapeamento dos dados, enquanto a coordenação técnica e a execução ficaram a cargo do corpo docente do instituto. A professora de informática do IF Baiano, Elisa Sousa, gerenciou as ações e a aplicação das diretrizes do programa na cidade. Já o desenvolvimento dos códigos e toda a infraestrutura de engenharia do aplicativo foi supervisionado pelo professor de back-end com Python, Rogério Barreto, responsável direto por orientar e capacitar os alunos durante a jornada de programação do sistema.

A recepção da equipe e a validação do projeto para a integração nas diretrizes municipais foram chanceladas pela gestão interna da governança. O Secretário de Governo e Chefe de Gabinete, Cyro Freitas, recebeu os pesquisadores e destacou o valor da iniciativa para o futuro da cidade. “Ficamos muito felizes em acompanhar o resultado dessa parceria entre a Secretaria de Turismo e o IF Baiano através do Bolsa Futuro Digital. É um projeto fantástico focado no turismo de Valença, que aponta o que temos de melhor na nossa culinária e nas nossas paisagens para fomentar a economia local e trazer cada vez mais público para conhecer as riquezas da nossa terra.”, disse.

O secretário de turismo de Valença, Vidalto Oiticica, celebrou o impacto da nova ferramenta para o setor. “Essa tecnologia desenvolvida com o IF Baiano chega para modernizar a promoção de Valença, entregando nossa gastronomia e roteiros na palma da mão do visitante e aquecendo o comércio local.”, concluiu.

Informações: Secretaria de Comunicação |SECOM
Prefeitura Municipal de Valença

Fotos: Kevyn Willian


sábado, 20 de junho de 2026

Primeiro dia do São João nos Bairros leva tradição e muita alegria às comunidades

 


O circuito do São João nos Bairros movimentou a noite desta sexta-feira (19) em Valença, levando a tradição do forró diretamente para as comunidades. A iniciativa, realizada pela Prefeitura de Valença, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, deu início à programação junina com festas simultâneas nos bairros da Vila Operária e da Estância Azul, garantindo lazer acessível, valorização cultural e fortalecimento do comércio local.


Na Vila Operária, o público prestigiou as apresentações da quadrilha Explosão Junina e das bandas Estrelas do Xote, Pirilampo e Esquetinha Diferente, que animaram a comunidade com muito forró e tradição nordestina. Já no bairro Estância Azul, a festa começou com a apresentação do tradicional Boi Estrela, seguida pelos shows de Fábio Márcio, Licor de Cacau e da dupla Samy e Nay, mantendo o ritmo do arrasta-pé e a animação das famílias presentes.


O prefeito Marcos Medrado destacou o compromisso da gestão municipal em preservar e fortalecer a identidade cultural de Valença por meio de uma programação descentralizada. “O São João nos bairros tem o objetivo de levar a alegria da nossa tradição para perto das famílias, promovendo uma festa organizada, segura e que também movimenta a economia e o comércio de cada comunidade”, afirmou.


O secretário de Cultura, David Terra ressaltou o planejamento do evento e convidou a população a participar da programação. “Preparamos uma programação especial, com seis dias de festa totalmente organizados, pensados com cuidado e dedicação, e estamos prontos para receber a população com muito forró, tradição e alegria”, destacou.


Para garantir a segurança e a tranquilidade do público, os circuitos contaram com estrutura de apoio e patrulhamento nas vias de acesso, com a atuação dos agentes de trânsito, da Guarda Civil Municipal e da Polícia Militar.


E a festa continua. Neste sábado (20), o São João nos Bairros segue animando Valença, levando música, tradição e muito forró para as comunidades da Bolívia, da Lapa e do distrito de Serra Grande. Reúna a família, chame os amigos e venha viver mais uma grande noite de São João.


Secretaria de Comunicação |SECOM

Prefeitura Municipal de Valença


sexta-feira, 19 de junho de 2026

Comunidade de Riacho da Prata promove grande feira de saúde com atendimentos gratuitos e atrações musicais

 


A comunidade de Riacho da Prata se prepara para receber a Primeira Grande Feira de Saúde, um evento voltado para a promoção da saúde, bem-estar e cidadania. A ação acontecerá no dia 12 de julho, a partir das 10h, oferecendo diversos serviços gratuitos para toda a população.

Com o tema “Cuidar de você é cuidar de todos”, a iniciativa reunirá profissionais de diferentes áreas para garantir atendimento e orientação à comunidade. Entre os serviços disponíveis estarão consultas com clínico geral, pediatra, pneumologista, fisioterapeuta, além de atendimento com médico perito do INSS, advogado para consultas trabalhistas e orientação sobre questões familiares e previdenciárias.

Além dos atendimentos de saúde e assistência social, a feira também contará com serviços de corte de cabelo, manicure e massagem, ampliando as ações de cuidado e valorização da população local.

A programação seguirá durante a tarde com atrações musicais a partir das 15h, animando o público presente. Estão confirmadas as apresentações de Nego no Detalhe, Edvan Azevedo e Moreno Sensação, garantindo entretenimento para toda a família.

A Grande Feira de Saúde é uma realização da Comunidade Riacho da Prata e tem organização de Rosy Kanário, que destaca a importância de levar serviços essenciais e momentos de integração social para os moradores da localidade.

O evento é aberto ao público e promete reunir famílias de toda a região em um dia dedicado ao cuidado, à cidadania e à confraternização comunitária. A organização convida todos os moradores a participarem e aproveitarem os serviços gratuitos disponibilizados durante a ação.


quinta-feira, 18 de junho de 2026

Jerônimo Rodrigues entrega primeira estação do VLT de Salvador e marca avanço da nova mobilidade na capital baiana

 


O governador Jerônimo Rodrigues inaugurou, nesta quarta-feira (17), a Estação Calçada, a primeira entregue do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) de Salvador e Região Metropolitana. A obra representa um dos principais marcos do projeto de mobilidade em implantação pelo Governo do Estado na capital baiana e faz parte de um conjunto de investimentos voltados à conexão entre bairros, à redução do tempo de deslocamento e à integração com outros modais de transporte.


Com investimento de aproximadamente R$ 13 milhões, a Estação Calçada foi requalificada para integrar a nova estrutura do VLT. A intervenção contemplou cerca de 7,5 mil metros quadrados de área total, incluindo recuperação dos espaços de circulação, novas esquadrias em madeira e vidro com padrão semelhante ao original, piso em granito, plataformas de embarque e desembarque, catracas de acesso, paisagismo e iluminação cênica na fachada e no pátio central.


Jerônimo ressaltou que a recuperação da Estação Calçada recoloca no cotidiano da cidade um espaço que atravessa gerações e ajuda a contar a história de Salvador. Para o governador, a entrega também reafirma o compromisso do Estado com regiões que por muito tempo esperaram por investimentos estruturantes. “A Calçada não é apenas um ponto de passagem. Ela faz parte da vida de muita gente, da memória de quem pegou o trem, de quem trabalhou aqui, de quem viu o Subúrbio crescer a partir dessa estação. Hoje, esse lugar volta a olhar para o futuro, com dignidade, beleza e a força de uma obra que ajuda Salvador a se desenvolver sem esquecer de onde veio”, afirmou.

Próximas etapas


A entrega da Estação Calçada faz parte do Lote 1 do VLT, no trecho Calçada–Ilha de São João, que já alcançou mais de 64% de execução. Ao todo, o sistema terá cerca de 44 quilômetros de extensão, 50 paradas e integração física e operacional com o metrô em Águas Claras e no Bairro da Paz. A proposta é oferecer uma alternativa mais eficiente, confortável e sustentável para milhares de usuários do transporte público.


O VLT de Salvador e Região Metropolitana está dividido em três trechos, além da extensão Calçada–Comércio. O Trecho 1, entre Ilha de São João e Calçada, terá cerca de 17 quilômetros e 19 paradas. A extensão Calçada–Comércio, também vinculada ao Lote 1, terá aproximadamente 3,6 quilômetros e seis paradas, e está com cerca de 7% de execução. Essa etapa vai aproximar o sistema de áreas estratégicas do Centro Histórico e do Comércio, facilitando o acesso ao Mercado Modelo, ao Elevador Lacerda e a outros espaços de grande importância cultural, turística e econômica.


O Trecho 2, entre Paripe e Águas Claras, terá cerca de nove quilômetros e oito paradas. A obra já se aproxima de 47% de execução. Em Águas Claras, o VLT será integrado ao metrô, ao terminal rodoviário e à Nova Rodoviária, consolidando uma nova centralidade de transporte na capital.


Já o Trecho 3, entre Águas Claras e Piatã, terá aproximadamente 10,5 quilômetros e nove paradas. Essa etapa está em fase inicial, com quase 3% de execução, e prevê integração ao Sistema Metroviário Salvador–Lauro de Freitas na estação Bairro da Paz.


Infraestrutura urbana e novos espaços públicos


Os impactos do VLT vão além da mobilidade. Na extensão Calçada–Comércio, o projeto prevê intervenções para enfrentar alagamentos históricos na região da Calçada, Águas de Meninos e Comércio, beneficiando moradores, trabalhadores, comerciantes e usuários do transporte público. As obras reforçam o papel do empreendimento na requalificação de áreas estratégicas da capital.


O investimento na requalificação da Estação Calçada é de aproximadamente R$ 13 milhões. Segundo o presidente da Companhia de Transportes da Bahia (CTB), Eracy Lafuente, a intervenção restaurou o prédio histórico, preservou elementos arquitetônicos originais e integrou o equipamento à nova estrutura do VLT.


“A Estação Calçada foi requalificada para atender novas funções, sem perder sua identidade histórica. A intervenção envolveu a adequação dos espaços para novos usos, com áreas de circulação, acessibilidade, além da requalificação do pátio central como espaço de convivência. É muito gratificante ver um patrimônio tão importante para a memória ferroviária da Bahia ganhar nova vida e se preparar para integrar o futuro sistema do VLT”, explicou.

A estrutura reúne áreas comerciais, salas de apoio e espaços operacionais, além de prever, no pavimento superior, um memorial ferroviário, reforçando a integração entre mobilidade, patrimônio histórico, cultura e convivência urbana. O pátio central, um dos principais espaços da estação, recebeu bancos de madeira, jardineiras, reutilização de postes antigos e elementos artísticos que dialogam com a identidade cultural da Bahia, como um mural inspirado em Oxalá, além de esculturas que representam os quatro elementos da natureza: água, fogo, terra e ar.


No Subúrbio Ferroviário, o projeto também está associado a ações de urbanização, lazer e convivência. Entre elas está a implantação do Skatepark do Subúrbio, na orla de Praia Grande, com cerca de 5 mil metros quadrados e pistas voltadas às modalidades Park e Street. O conjunto de intervenções inclui ainda pavimentação do calçadão, ampliação de áreas verdes, nova iluminação pública e melhorias de acesso à praia.